O que é melhor, Reformar ou Construir?

Há um ditado que diz: quem se casa quer casa. E é verdade! E de preferência uma nova casa. Mas então as dúvidas começam. Vale a pena comprar e reformar um imóvel de menor valor? Aqui está a pergunta: renovar ou construir?

Esta questão também se aplica a quem mora na mesma propriedade há muito tempo, o que tem causado problemas ao longo dos anos devido ao seu uso. Como diz o ditado, você costuma ouvir que reformar é mais caro do que construir. Isso é verdade?

Aqui estão algumas dicas para dissipar essas dúvidas e explicar quando vale a pena renovar. E na hora de construir é a melhor solução. Siga-o!

Vale a pena Reformar?

Se o morador já é dono do imóvel antigo e tem interesse em se hospedar, segundo pesquisas das construtoras, a reforma é a melhor escolha.

Mesmo que haja uma necessidade significativa de mudança. Simplesmente não vale a pena se perturbações estruturais graves forem difíceis – ou impossíveis – de remediar.

Dada a escassez de terrenos nas grandes cidades, o que torna a aquisição de imóveis extremamente cara, a vantagem de renovar o imóvel é grande. mesmo que seja antigo.

Por exemplo, cerca de 30 anos atrás, não eram usados ​​muitos dispositivos eletroeletrônicos. Como resultado, o cabeamento em edifícios antigos é sempre subdimensionado.

Os tubos hidráulicos utilizados também eram feitos de ferro galvanizado e até mesmo de chumbo. Certamente eles devem estar danificados ou enferrujados hoje.

Em seguida, devem ser substituídos por tubos de PVC para evitar corrosão, vazamentos e, principalmente, a liberação de partículas de óxido de ferro na água.

No telhado, especialmente nos telhados, é necessário verificar a carpintaria com muito cuidado. A infestação de cupins é muito comum e também em portas, janelas, batentes de portas, enfim, onde houver madeira.

É Mais caro Reformar do que Construir?


nem sempre é mais caro reformar do que construir.

Aqui está um exemplo para ilustrar: Uma casa geminada de 200 metros quadrados: Custo de construção (CUB) = R $ 320.000 (excluindo fundações, paredes, projetos, impostos e lucro do proprietário).

Além disso, vem o terreno no valor de R $ 400 mil. O total de construção + fundações + terreno + taxa de administração + lucro da construtora + impostos nós somamos R $ 1,1 milhão. A estimativa para um imóvel antigo com as reformas necessárias é de R $ 650 mil. Diferença notável, não é?

Na hora de uma reforma, a programação da impermeabilização de painéis, pisos externos e demais áreas de infiltração é de extrema importância para uma melhor preservação do imóvel. Este processo não apenas protege sua propriedade de problemas futuros, mas também aumenta o valor da propriedade.


Dependendo da idade e do estado de um imóvel usado, nem sempre vale a pena renovar. Em alguns casos, uma nova construção pode ser mais benéfica do que começar uma renovação onde foram consertados sérios danos estruturais e toda a parte elétrica e hidráulica, estruturas do telhado, etc. e construção, requer muito planejamento e contabilidade para o que é gasto.

Durante a reforma, deve ser feita uma visão geral do que você realmente quer mudar, onde a obra afeta, como essa reforma pode melhorar muito a propriedade e, acima de tudo, os custos de materiais e mão de obra.

Não se esqueça dos custos também e contrate um profissional bem qualificado como engenheiro ou arquiteto.

Isso impedirá que sua aposentadoria se transforme em um pesadelo do qual se arrepender depois que a decisão for tomada. Os custos para esse profissional giram em torno de 5% do total do trabalho.

E aí, Construir ou Reformar ?

Na compra de um imóvel novo, além dos custos, leve em consideração todos os documentos necessários, tempos de espera na compra na fábrica e acessórios como portas, janelas, iluminação, etc. que muitas vezes só são colocados no momento do imóvel ser entregue ao proprietário.

Deixe seu comentário