Mesmo com todo esse caos e poeira, uma reforma pode ser algo extremamente positivo, não só para deixar seu imóvel mais bonito, mas também para trazer mais conforto, funcionalidade e valor. Confira este post para ver alguns bons motivos e dicas para começar a sua reforma agora.
Razões para sua reforma
1. Avaliação de imóveis para venda imediata
Se você está planejando vender sua propriedade a curto prazo, uma reforma pode ser a solução para você conseguir um bom negócio .
Aqui, os ajustes devem ser superficiais com o objetivo de obter um visual agradável e atraente para os futuros compradores nos menores espaços.
Pré-orçamento e consulta com corretor de imóveis para ter uma ideia do valor de mercado do imóvel sem conversão e após conversão. Se o valor de mercado do imóvel mais os custos de reforma for até 20% menor que o valor a ser reformado, não tenha medo de encarar as obras, com certeza será um grande negócio. Entrando neste tipo de serviços de renovação como pintura, manutenção de pisos e revestimentos, manutenção de armários, etc.
2. Reforma do imóvel residencial
Se pretende morar no imóvel por mais 10 ou 15 anos, a reforma deve ter como foco o conforto dos moradores.
Aqui vale a pena trocar os sistemas elétricos e hidráulicos, instalando painéis solares, substituindo revestimentos, novos armários e móveis planejados, remodelando ambientes derrubando paredes ou construindo outros, etc.
Uma dica a considerar é sempre escolha um estilo mais clean e neutro, como: Tintas básicas e de alta qualidade como cerâmica, porcelana e granito, todas sem muitos detalhes.
Dicas para sua reforma
Priorize e pense em soluções reversíveis
Uma dica importante antes de começar o quebra-cabeça é pensar em soluções flexíveis junto com seu arquiteto que podem ser facilmente revertidas no futuro.
Reconstrua o que realmente precisa de conserto
Não há necessidade de fazer uma revisão completa. Ao fazer reparos, concentre-se no que você realmente precisa, seja melhorar o imóvel ou agregar conforto à família.
Ao renovar, priorizar a real necessidade de reparos é importante. Tente fazer um olhar mais crítico e divida a reforma em três partes: O que precisa de uma mudança total, como o encanamento;
O que pode ser restaurado, como pintura de parede;
O que é realmente novo, como janelas e portas.
Escolha o estilo arquitetônico do imóvel com atenção
Aposte no estilo arquitetônico contemporâneo ao reformar sua casa ou apartamento, pois isso agregará mais valor ao imóvel e encantará a maioria das pessoas se escolher um Vender e decidir depois.
Investir em áreas de lazer
Outra boa ideia na reforma é investir na construção de áreas de lazer no imóvel, pois é comum durante a construção muitas pessoas deixarem esses itens de lado por motivos de custo. Portanto, aproveite a reforma para criar ambientes de alta demanda como uma varanda gourmet, churrasqueira, sala de home theater ou até mesmo um lindo jardim.
Conseguiu perceber a importância de uma reforma bem planejada? Essa obra pode valorizar o seu imóvel, torná-lo ainda mais charmoso e funcional. No entanto, você deve procurar a ajuda de especialista qualificados para te ajudar a planejar todas as etapas do trabalho. Com certeza, a combinação de ótimos profissionais com materiais de construção de qualidade, sua reforma será inevitavelmente bem-sucedida!